26.5.04

MAGIA

Em 1987 fui para rua comemorar. Eu, que não sou portista. Mas aquele jogo, aquela equipa exalava um aura de génio. Dava prazer vê-los jogar.

Apesar do treinador. Sim, que ninguém me tira que os jogadores se revoltaram contra o treinador e resolveram na segunda parte deitar fora todas as táticas defensivas de Artur Jorge e partiram "sózinhos" para a vitória. Nunca me esqueci do momento mágico, no início da segunda parte, em que Futre foge com a bola, finta 3 ou 4 matulões do Bayern, deixando-os à nora e falha por pouco o golo. Nos minutos seguintes, com a equipa alemã, desconcentrada com o que lhe estava a acontecer, surge Madger com o golo mais bonito, ousado e sobranceiro da história do futebol. Não era possível ficar indiferente a uma vitória e a uma equipe assim.
É um jogo que ainda hoje se verá certamente com prazer.

A vitória de hoje, é diferente. Boa certamente. Mas até ao primeiro golo a equipa do FCP estava à rasca. Não que o Mónaco controlasse completamente o jogo, pois que não tem equipa para isso, mas a iniciativa era deles e a sua estratégia estava a impedir o FCP de jogar o quer que seja. Venceram com inteiro mérito e até com 3 golos bonitos.
Mas o grande jogo foi a segunda mão na Corunha. Um jogo 100% perfeito de tática e de estratégia. E conseguindo não ser chato. Foi simplesmente brilhante.