22.5.04

MORNING

É óbvio, mas parece que de vez em quando há necessidade de o dizer: Quando as democracias negam, mediante a sua prática, os valores e os princípios democráticos, tal contradição é destruidora, porque mina o próprio fundamento da democracia e da liberdade. As vítimas directas de práticas violadoras dos princípios basilares das democracias liberais e modernas não são as únicas vítimas. O sistema vigente e o futuro democrático é posto em causa, com prejuízo directo dessas sociedades e prejuízo de todos quantos por esse mundo fora lutam pela liberdade.

A situação criada e a actuação em Guantanamo, ao arrepio das elementares regras do direito, as sevícias, torturas e humilhações no Iraque e no Afeganistão, são graves por sí mesmas mas também minam a democracia e a liberdade. Pelo menos enquanto não forem responsabilizados criminalmente, civilmente e politicamente os seus vários responsáveis.

O mesmo se diga quanto à actual intervenção de Israel em Gaza, acrescendo que aquelas práticas constituem claros crimes de guerra.
Neste conflito já vale tudo. Já se perdeu a noção do real, da política. É mesmo só ódio. É mesmo só desejar e tudo fazer para assegurar a destruição do "outro".