24.5.04

Que absurdo é este

Em que uma equipa ganha (bem ou mal, não vem ao caso) a Taça de Portugal e acaba o campeonato em segundo lugar e depois arrisca-se, diz-se, a ficar sem os dois por causa de mais um erro de secretaria?
Ricardo Rocha foi mal inscrito, perante o regulamento da Liga de Clubes no seu artigo 32º, o jogador só poderia assinar o contrato com o Benfica a partir de 1 de Abril. Mas não foi isso que aconteceu. O Benfica, através de Manuel Vilarinho, e Ricardo Rocha, assinaram e reconheceram o contrato em Janeiro. Isto é, Ricardo Rocha joga no Benfica com uma inscrição ilegal. Perante o que determina o regulamento, os resultados dos jogos são homolgados 30 dias depois de se efectuarem, o que siginifica que em risco estão todos os jogos que ainda não estejam abrangidos pela homolgação: com o Sporting, União de Leiria e a final da Taça de Portugal frente ao FC Porto.

Parece-me que o Benfica pode ficar descansado quanto à Taça de Portugal, já que esta é uma competição da Federação Portuguesa de Futebol e não da Liga...
Como portista, ficaria escandalizado se a Taça fosse atribuída ao meu clube por causa de um erro destes. Como nestas coisas a razão fica escondida, confesso que é muito estranho a esta notícia aparecer a dois dias do grande jogo.

Update: a notícia da SIC parece estar correcta quanto à possibilidade que avança: o clube que utilize um jogador irregularmente inscrito pode ser punido com a pena de "derrota" e multa nos jogos realizados há menos de trinta dias (artigo 60.º do Regulamento Disciplinar da Liga e 51.º do Regulamento Disciplinar da Federação; este último prevê a "qualificação automática do adversário" no caso de "provas a eliminar"). Se vierem a ser aplicadas tais "penas", a "verdade desportiva" ainda fica pior do que estaria com a "irregularidades".