28.5.04

SNGCG PARA SI TAMBÉM

"O Conselho de Ministros anunciou ontem ter criado o Sistema Nacional de Gestão de Crises Governamentais (SNGCG), uma estrutura não-permanente chefiada pelo primeiro-ministro que irá permitir, "com elevada prontidão, fazer face a cenários, mais ou menos imprevisíveis, difusos e de contornos pouco claros, que poderão afectar a comunidade nacional".

Gestão de Crises Governamentais? De que tipo? Theias, Celeste, Isaltino?

"O comunicado governamental refere que "o aumento de acidentes graves, de conflitos armados, de situações de fome, de doenças epidérmicas, de catástrofes e de outras calamidades, abrangendo vastas áreas populacionais" impõe a criação de uma "estrutura que, de forma interactiva e transversal, abranja todas as componentes necessárias e gestão de crises, independentemente da sua natureza".

Sim, sei lá, uma estrutura que em outros países até se chama de Governo. E de forma a coordenar as coisas chegam ao ponto de reunir entre todos uma vez por semana, vejam lá o profissionalismo da coisa!

"(...) O ministro Paulo Portas (Defesa) disse que um órgão deste género poderia ter actuado na "crise Prestige", caso existisse na altura."

Pois é, ouvi dizer que na altura até foi chato, teve que se recorrer mais uma vez a Nossa Senhora de Fátima, sempre tão ocupada e hesitante entre defender as costas portuguesas ou as espanholas.

(citações do Público)