30.5.04

TÃO INCHADO QUE NÃO VÊ O RIDÍCULO

António Lobo Xavier foi nomeado vice-presidente do F.C.P. por Pinto da Costa há cerca de uma semana. A escolha insere-se numa lógica de envolvimento da política e de políticos mais ou menos conhecidos no dirigismo futebolístico - ao lado de ALX estão as subidas presenças de Fernando Gomes e de mais um ou outro sujeito do mesmo calibre.

Mas quem escolhe é quem pode e, por isso, nada mais há a dizer.

Acontece que o recém Vice, na "Quadratura do Círculo" da Sic-Notícias, com o topete que o caracteriza, atreveu-se a criticar a pose de José Mourinho, dizendo nomeadamente que "Mourinho não percebeu como é que o Futebol Clube do Porto funciona".

Sem mais.

Chegado de fresco e sempre inchado como um pavão, ALX entende que o homem que ofertou 2 campeonatos nacionais, 1 Taça de Portugal, 1 Super-Taça, 1 Taça UEFA e 1 Taça da Liga dos Campeões Europeus, não "percebeu" como se processam os mecanismos no clube onde trabalhou 2 anos e meio e onde ganhou quase tudo o que havia para ganhar...

Ele sim, ALX, "percebeu" tudo, certamente. "Percebeu" como funciona o Porto e como funciona tudo o resto onde já esteve e onde ainda está. "Percebeu"-o tão bem que fala do alto da cátedra que nunca ganhou (nem conseguiu herdar) acerca de assuntos que desconhece por completo.

E porquê? Porque essa é a lógica que caracteriza o carreirista - "perceber" o que fazer para subir sem ter de dar provas, nem ganhar coisa nenhuma.

Do lado contrário temos José Mourinho, que sabe fazer uma carreira vencendo, provando o seu mérito e falando apenas do que sabe.

Esta é a diferença entre ter uma carreira e ser um carreirista.