22.7.04

Incentivos numa economia fechada

A propósito dos comentário do PMF a este post.

1. A Terra é, para todos os efeitos práticos, uma economia fechada.

2. Não há comércio interplanetário nem investimento extraterrestre.

3. Pelo que teremos todos que viver com o que temos.

4. O capital e o trabalho disponíveis a cada momento é finito. (chamemos capital a tudo o que pode ser usado para criar riqueza excepto o trabalho. Estou aqui a incluir recursos naturais e o conhecimento acumulado pelas pessoas e pelas instituíções).

5. Nenhum governo pode injectar recursos na economia mundial para estimular a oferta ou o consumo ou o que quer que seja porque todos os recursos disponíveis já estão na economia mundial.

6. A riqueza per capita produzida a cada momento dependerá essencialmente do capital disponível.

7. Não é possível produzir mais riqueza per capita com o mesmo capital (um dia de trabalho é finito e o ócio vale para muitas pessoas mais que a riqueza material).

8. Logo, se toda a riqueza produzida for consumida, não há crescimento porque o capital disponível não pode aumentar/melhorar.

9. O capital disponível só pode aumentar/melhorar se parte do capital existente for usado para produzir mais capital ou para melhorar o capital existente.

10. Ou seja, só há crescimento se parte da riqueza produzida não for consumida mas poupada e acumulada sob a forma de mais/melhor capital.

11. Logo, se um hipotético governo mundial conseguir estimular o consumo, o resultado é menos poupança e menos crescimento.

12. Para estimular o consumo, o governo mundial tem que tirar de um lado para dar do outro. O governo mundial não pode pedir dinheiro emprestado ao FMI Interplanetário nem pode contar com o investimento extraterrestre. Todos os recursos existentes estão na economia que se pretende estimular.

13. Ou seja, o governo mundial só poderá incentivar o consumo se desviar recursos do investimento. Para incentivar uma coisa tem que desincentivar a outra.

14. Note-se que só pode haver investimento se parte do consumo for retardado.

(continua um destes dias)