30.8.04

Fahrenheit 9/11

Fui, finalmente, ver o polémico "documentário" de Michael Moore (depois de tudo o que vi escrito sobre o dito documentário, não podia deixar de o fazer). "Documentário" entre aspas porque Fahrenheit 9/11 não é um documentário. É um filme, um filme razoavelmente bem feito e com, pelo menos, uma grande virtualidade. Não a de nos mostrar a verdade (creio, aliás, que não era essa a intenção de Moore, apesar de ele nos tentar convencer, através do seu site), mas a de provocar alguma reflexão sobre o modus vivendi norte-americano.
Fahrenheit 9/11 é, como dizia, um filme com algum "Factual Back-Up" (para usar a expressão do próprio Moore).
E o que tenta Moore provar com o seu so called documentário?
1. Que George W. Bush não ganhou as eleições;
2. Que George W. Bush é burro e preguiçoso;
3. Que George W. Bush (e George HW Bush) trabalha para os sauditas, Bin Laden incluído;
4. Que George W. Bush quis (e conseguiu) limitar fortemente os civil rights ao povo americano.
5. Que a América foi vilmente usada e manipulada por George W.
6. Que a administração americana está sozinha no seu combate ao terrorismo.
No final, quais destes objectivos são conseguidos? Apenas aqueles que passavam por factos que já eram conhecidos de antes de Fahrenheit 9/11, debate no qual este pouco ou nada acrescenta, a saber:
1. Que George W. não teve mais votos do que Gore (o que está longe de ser o mesmo que dizer que ganhou fraudulentamente as eleiçoes, a verdade é que o Presidente Americano não é eleito directamente). É curioso que Moore não se tenha questionado sobre as razões que levaram a que nenhum dos Senadores Democratas - e havia muitos por onde escolher - aceitou subscrever os protestos no Congresso sobre os resultados eleitorais na Florida.
2. Que George W está longe de ser o Presidente mais inteligente que os EUA já tiveram;
No resto, falha redondamente.
Como podia um presidente burro e preguiçoso a manipular uma nação inteira daquela forma? Mais, se os Estados Unidos fossem a sociedade quase-amordaçada que ele nos tenta mostrar, como poderia Moore fazer (e ganhar rios de dinheiro nos Estados Unidos) um filme como este?
Fahrenheit 9/11, realizado e produzido por Michael Moore, num cinema perto de si...