30.9.04

OS ARGUMENTOS DE SEMPRE

O Governo aprovou as portagens nas SCUT's. Como a medida é incompreensível para a maior parte dos que por elas transitam há vários anos, os apoiantes de todas as medidas do Governo desdobraram-se em razões, explicações, argumentos e esclarecimentos.

Ele era o recém-descoberto "Princípio do Utilizador-Pagador", a homogeneidade de tratamento das regiões do interior face às do litoral do país e a exaltação genérica da equidade entre os contribuintes.

Assim acabou de fazer, na Sic-Notícias, o "especialista" Viegas. Expôs a defesa do Governo em directo, confortavelmente sozinho, esgrimindo os seus considerandos perante um casal de jornalistas dóceis e ignorantes.

Mesmo assim não foi convincente. As suas proposições transbordavam de tecnicismo mas careciam de ligação com a realidade quotidiana dos tais extraordinariamente marotos "utilizadores".

Pressentindo o perigo o "especialista" Viegas não resistiu: «Caso as portagens não tivessem sido aprovadas estariam em perigo as políticas sociais, nomeadamente o apoio aos idosos, à infância e aos mais necessitados».

Ora aí está! Qual "Utilizador-Pagador", qual carapuça!
Cessem as razões economicistas encapadas de liberalismo saloio "que um outro valor mais alto se alevanta".
O mesmo de sempre, aliás. O discurso redutor de todos os demagogos em todos os tempos: "Ou se faz aquilo que eu quero ou chegará a peste, a fome e a guerra!", ou então "Temos de aumentar o preço dos combustíveis para não sermos obrigados a aumentar o leite e o pão".

O "especialista" Viegas esteve sempre entre nós. E estará.
Tal como estão e estarão os "idiotas úteis" sempre prontos a aceitar qualquer falácia desde que esta surja devidamente embrulhada nas cores da sua predilecção.