25.10.04

As eleições USA?04

Felizmente não tenho de votar. Felizmente, porque é sinal de que ainda não vivo num império. Quando quiser votar, emigro. Ou melhor: quando emigrar, voto.
Evidentemente, dada a supremacia e influência cultural, económica, política, militar e tecnológica (os 5 poderes) dos EUA relativamente ao resto do mundo, o que ali se passa não me indiferente. Até porque de uma forma ou de outra acaba por afectar a minha vida.

Posto isto, o que dizer dos 2 principais candidatos?
George Bush tem uma veia intervencionista e estatista que me desagrada profundamente. Seja na vertente económica interna, seja na moral, seja sobretudo em matéria de política externa. E acresce que os resultados das suas políticas intervencionistas são péssimos. Em matéria de política externa, foi um desastre a preparação diplomática para a guerra do Iraque. As operações no terreno denotaram uma evidente falta de meios humanos, nomeadamente para a concretização de um imediato desarmamento. Cometeu erros grosseiros durante a ocupação, como seja a dissolução das forças militares. E demonstrou não ter um plano estratégico e operacional para o pós-guerra, insistindo em ue me seduz em ti!