31.10.04

A lavagem cerebral numa sociedade aberta pode ser muito complicada

Feliciano Barreiras Duarte escreve no Expresso um artigo com o título «Pôr os jovens a ler jornais». Pelo meio, diz que os jovens devem ter espírito crítico e que os elevados índices de leitura de jornais no Japão, na Noruega e na Finlândia provam que a leitura de jornais favorece o desenvolvimento. Termina a falar num programa governamental de incentivo à leitura de jornais ... regionais.

Feliciano Barreiras Duarte defende nesse texto um conjunto de valores incompatíveis entre si. Os jovens, ou têm espírito crítico, ou perdem tempo a ler jornais regionais. Ou têm espírito crítico, ou são sensíveis a incentivos. Pessoas com espírito crítico não são facilmente incentivadas a fazer o que elas próprias acham que não deve ser feito. Barreiras Duarte chega a dizer que isso de ler jornais é um hábito. Ora, os hábitos são muito vulneráveis a pessoas que se questionam.

O espírito crítico pode ser muito perigoso. Os jovens com espírito crítico ainda descobrem que ler jornais, ainda por cima regionais, pode ser uma perda de tempo na era da internet, dos telemóveis e da TV-Cabo. Ainda descobrem que o Secretário Adjunto do Ministro da Presidência Feliciano Barreiras Duarte está é a dar graxa à imprensa.

Um jovem com sentido crítico suspeitará da tese de Feliciano Barreiras Duarte segundo a qual uma correlação entre desenvolvimento e índices de leitura prova que os índices de leitura causam o desenvolvimento (Feliciano Barreiras Duarte deve ter lido este argumento num jornal). A correlação pode perfeitamente provar que o desenvolvimento causa elevados índices de leitura.


PS - Para quando um programa de incentivo à leitura de Blogs?