23.11.04

NOVOS VALORES

Lê-se e não se acredita: o Dr Manuel Monteiro - o mesmo Dr. Monteiro que, ainda há pouco mais de uma semana, tinha o PSD de braços abertos para uma coligação eleitoral - prepara-se, segundo o DN de hoje (links não disponíveis), para rumar amanhã ao largo do Rato para um encontro político com o líder do Partido Socialista.
A coisa tresanda a negociata em antevésperas do início de um ciclo eleitoral exigente, e compreende-se: o Eng. Sócrates quer ganhar as eleições (autárquicas, presidenciais e legislativas) e o Dr. Monteiro quer entrar novamente no sistema que tanto criticou, o que manifestamente não conseguirá por meios eleitorais próprios. Vai daí, o líder do PS, no afã de "abrir o partido à sociedade civil", integrará meia-dúzia de dirigentes da Nova Democracia nas suas listas, gesto que o líder da ND justificará com a sua eterna disponibilidade para «servir Portugal» e salvar a pátria das garras da «nefasta» coligação Santana/Portas.
Resta, no meio de tudo isto, um breve esclarecimento. E este tem de ser pedido ao meu bom amigo CAA, por razões que ambos conhecemos. O que é feito do projecto de um partido liberal, ou neo-liberal, que justificou a fundação da Nova Democracia, e que atraíu algumas pessoas de indiscutível mérito? Como se explica a essa gente que, afinal, o liberalismo e o socialismo são compatíveis? E, já agora, para onde vão os princípios apregoados de distanciamento da política que só cuida de lugares e posições no aparelho de Estado, em vez de lutar por ideias e valores? Numa palavra, quais são, afinal, os valores políticos da Nova Democracia? Em nome do que e de quem ela se bate?
Aguarda-se resposta.