23.11.04

Um país digital

O Tiago apresenta certeiras críticas a essa estranha «Associação Porto Digital», ontem constituída. Tal associação tem, para já, 3 sócios: a Câmara, a Universidade do Porto e a AEP, o que é logo um mau agoiro por serem 3 entidades que vivem de dinheiros públicos. E o que se propõe fazer esta «associação»? Criar um portal da cidade, instalar uma rede de fibra óptica na cidade ligando todos os edifícios municipais, juntas de freguesia e escolas sob a tutela da autarquia e ainda permitir criar em certas zonas da cidade áreas de acesso à Internet sem fios (wireless). Tudo coisas que diversas empresas privadas ou já disponibilizam a preços correntes ou que, sob encomenda normal, poderá ser assegurada sem grandes dificuldades técnicas.
Julgo mesmo que a mais valia para os «associados» estará na possiblidade de apresentar um candidatura ao POSI no valor de 10 milhões de euros. Uma forma de financiamento autárquico como outra qualquer. Aliás, Portugal já é, embora pouca gente tenha notado, um país digital.
Tanta cidade digital! Tanta empresa a mamar do POSI! E no entanto.... a administração pública autárquica é aquilo que se vê.
Estranha forma de desperdício de dinheiros públicos.