31.12.04

A DIFERENÇA ESTÁ NO GESTO

Quando Aguiar Branco foi nomeado ministro da justiça pensei que iria ser a boa excepção deste mau Governo. Ainda hoje julgo que teria sido assim caso tivesse existido tempo para que ele e Paulo Rangel pudessem ter tido um prazo razoável para fazerem a diferença.

Mas há gestos que não têm explicação e que marcam quem os faz: Aguiar Branco prepara-se para ser o cabeça de lista do PSD no distrito do Porto.
Porquê? O que leva alguém reconhecidamente sério a servir de acólito a uma liderança partidária desqualificada sob todos os pontos de vista?
Que argumentos terão a força suficiente para que Aguiar Branco se confunda, talvez irremediavelmente, no "santanal" de gente sem princípios, sem critérios nem outros fins que não sejam o lugarzito pós-eleitoral?
Que motivos poderão justificar este "branqueamento" da pior direcção laranja de sempre?
Não saberá Aguiar Branco que só vai à frente para que não se vejam os que vêm atrás?
Não perceberá Aguiar Branco que todos os desavergonhados adoram estar rodeados de pessoas de bem para melhor se camuflarem?

Para mim não há interesse partidário, de grupo ou de organização, que se possa sobrepor à dignidade pessoal. Pretender ser diferente daqueles com que ombreia em todas as lutas é colocar uma máscara que dificilmente se retirará.

Em contraposição, que grande gesto teve Manuela Ferreira Leite. A ambos o futuro julgará.