24.1.05

Embargos e...embargos!

Há vários tipos de embargos.

Jack Straw admitiu o fim do embargo da União Europeia relativamente à venda de armas à China. Apesar da tensão que isso poderá gerar nas relações entre os Estados-Unidos e a UE. E saliente-se que será o Reino Unido o próximo Esatdo-membro a ocupar a Presidência do Conselho, no segundo semestre deste ano...

Com efeito, desde há 15 anos e na sequência dos acontecimentos (massacre) na Praça de Tiananmen (em que o exército disparou contra manifestantes civis), os Estados-Unidos embargaram as vendas de armas à China. Tal como a União Europeia. A diferença está no facto de, mesmo com o embargo, a UE ter vendido à China, em 2003, cerca de 416 milhões de Euros (e 210 milhões de Euros, em 2002) - sendo que os principais fornecedores são, respectivamente, a França (171 milhões de Euros), a Itália (127 milhões de Euros) e o Reino Unido (112 milhões de Euros).

Entretanto, a administração norte-americana tem dado sinais de que pretende manter o embargo, suspeitando e sancionando, inclusivamente, algumas empresas chinesas de alegadamente manterem relações de cooperação com o governo de Teerão, tendo em vista o desenvolvimento de certas armas (mísseis balísticos) pelos Iranianos.

Ora, não tenho dúvidas de que as vantagens do comércio livre são inatacáveis e potenciadoras de desenvolvimento. Também não tenho dúvidas de que, no caso concreto e para o mercado europeu do armamento, o embargo norte-americano tem sido um bom negócio....

A dúvida é: qual será a previsível evolução da política externa da administração Bush, face à China e perante estas declarações de Jack Straw?