30.5.05

A Europa como super-potência I

A Constituição Europeia é considerada, bem ou mal, como um instrumento que ajudará a transformar a Europa numa super-potencia mundial. É por isso que a ideia de um ministro dos negócios estrangeiros europeu é tão popular e é por isso que o que está na mente de muitas pessoas é a constituição de um estado europeu.

Uma super-potência europeia seria, segundo os seus apoiantes, um força contra o domínio americano no mundo ou contra os têxteis chineses. As posições da Europa no negócio da falsificação emissão de moeda ou no negócio da produção de aviões saíriam reforçadas.



Esta ideia da Europa como super-potência tem muitas semelhanças com as ideias nacionalistas que, no início do século XX, transformaram a Alemanha e a Itália em potências militares expansionistas. Tal como os defensores da Europa como super-potência de hoje, os nacionalistas do início do século XX viam o comércio como uma forma de guerra, e por isso defendiam o proteccionismo e a autosuficiência económica e viam na ameaça da força uma forma de ganhar dividendos económicos à custa das outras nações.



Tal como os nacionalistas do início do século XX, os defensores da Europa como super-potência têm uma grande apetência por projectos grandiosos. Querem construir os maiores aviões, os maiores aglomerados industriais ou os combóios mais rápidos.