30.5.05

Profetas da desgraça

Há algumas semelhanças entre os defensores do "não" europeu e os também negativistas no referendo que há uns anos atrás fizemos sobre a Regionalização. Em ambas as situações se agitam os fantasmas de um futuro terrífico em caso de vitória do "sim"; em ambas as situações se falou em tudo menos no tema objecto de referendo: no multiplicar de "tachos", no risco de se quebrar a "unidade nacional", na "ameaça" neo-liberal e americana, no risco do sacrossanto "modelo social europeu", no medo do imigrante, na recusa da Turquia, na arrogância de Giscard.

Mas há também similitudes nos defensores do "sim": em ambos os casos aceitaram como boa a agenda dos negativistas e a existência dos seus "fantasmas", os quais só seriam eficazmente combatidos com a vitória do "sim"; uma vez derrotados, passaram a ser eles a anunciar a iminência do dilúvio.

Pouquíssimos terão lido o projecto de Constituição e se terão documentado com o historial da construção europeia. Por isso escasseiam análises lúcidas como esta.