27.6.05

Leitura indispensável

Entrevista de António Campos ao Jornal de Notícias: "Governo deve proibir financiamento ao pinheiro". Alguns destaques:

[Jornal de Notícias] Tem-se afirmado, desde sempre, que o problema dos incêndios florestais tem mais a ver com o ordenamento florestal do que com os meios disponíveis...

[António Campos] Honras sejam feitas a D. Dinis e a Aquilino Ribeiro, que eram bons técnicos florestais. O primeiro porque soube plantar o pinhal no sítio certo, em terrenos arenosos, encostado ao mar, sabendo que se tratam de resinosas que funcionam como um fósforo. Depois, Aquilino Ribeiro explicou muito bem a situação, no livro "Quando os Lobos Uivam" [...].

Mas essas árvores têm algum valor económico?

[António Campos] A madeira do pinheiro não tem valor. Custa cerca de 35 euros a tonelada, é vendida quando as árvores têm uma média de idade de 12 anos e não dão trabalho nenhum. No entanto, o Estado continua a financiar e os serviços a aconselhar a plantação de pinheiros. É bom não esquecer que a nossa floresta era de carvalhos, cuja madeira custa 600 euros a tonelada, e de castanheiros, que vale 750 euros.


[...]

O eucalipto é igual?

[António Campos] [...] É uma árvore de crescimento rápido, mas já não temos capacidade para competir com a América Latina, onde cresce em metade do tempo e tem uma produção muito maior. Por isso, desde há dois anos que as celulosas também estão a deixar arder os seu eucaliptos.[...]


[...]

Não se faz nada?

[António Campos] Faz. Só que dos 160 milhões de euros investidos mais de 100 milhões são para arder. [...] Os técnicos e serviços, em vez de fazerem exigências aos bombeiros, deviam agir.

Com uma floresta de folhosas não haveria tantos incêndios?

[António Campos] Pois não, porque ajudam na reposição dos lençóis freáticos.[...]


O diagnóstico está muito bem feito. O métodos propostos é que são um tanto socialistas.