28.7.05

3 homens no deserto

O avião com a comitiva portuguesa que se dirigia a uma conferência internacional no Cairo despenhou-se no deserto do Saara. Campos e Cunha, José Sócrates e Manuel Pinho foram os únicos sobreviventes.

José Sócrates e Manuel Pinho queriam ir em direcção ao Cairo:

José Sócrates - Temos que ir para o Cairo. É isso que os portugueses esperam de nós.

Manuel Pinho - Olha! Vai ali o avião espanhol. Não podemos ficar para trás.

Campos e Cunha estava um bocadinho mais céptico:

Campos e Cunha - Mas nós nem sabemos para que lado é o Cairo.

José Sócrates - Não interessa. Eu não me resigno a isso. Não é por não sabermos onde fica o Cairo que não vamos para o Cairo. Ora, vamos naquela direcção ...

Manuel Pinho - Valorizo mais a busca de soluções do que a especulação. Vamos por ali. -- e apontou na direcção contrária à de Sócrates.

Campos e Cunha - Eu sugiro que estudemos a situação. Vamos procurar um mapa e um GPS entre os destroços do avião. Temos que saber onde estamos, para que lado fica o Cairo. Temos que fazer umas contas para ver quantos dias duram as provisões e se não será melhor esperar pelas equipas de busca e salvamento.

José Sócrates - Oh Luís, não sejas derrotista. Precisamos de um discurso mais optimista. Precisamos de confiança. Olha! O que é aquilo além? Não é um oásis?


Manuel Pinho (com ar esperançoso) - Parece um centro de ciência e tecnologia. Um centro de ciência e tecnologia dava-nos um jeitão...

Campos e Cunha - Não vejo nada.

Manuel Pinho, sacando da pasta - Os estudos que eu tenho mostram que devemos ir por ali ... -- e apontou numa terceira direcção.

Campos e Cunha (lendo os estudos) - humm, aqui diz que o Cairo fica a 10 dias de viagem, e pode estar em qualquer direcção e o oásis mais próxima fica a 5 dias de caminho. Pelas minhas contas nós só temos água para 3 dias. De qualquer das formas, o estudo foi feito para a Aurábia Saudita e nós devemos estar algures na Líbia.

Manuel Pinho - Pensamos nisso pelo caminho. Não podemos ficar o tempo todo a discutir.

José Sócrates - Fomos eleitos pelos portugueses para ir para o Cairo, vamos para o Cairo. Temos a legitimidade política e não há estudos que possam provar o contrário.

Campos e Cunha (já sarcástico) - Não deviamos antes tentar uma solução tecnológica?

Manuel Pinho - Essa é uma solução a longo prazo. Agora temos que sair daqui. Os espanhóis já devem estar a chegar e nós aqui a discutir. Não há paciência. É preciso agir. Eu estou confiante que o Cairo é por ali ... -- e apontou numa quarta direcção.

(A propósito deste post)