28.9.05

CREDIBILIDADE

Tomei conhecimento da morte do Professor Antunes Varela por um «post» editado no «Blasfémias» pelo CAA.
O CAA, de momento em trabalho no estrangeiro, remetia a informação para um link da Ordem dos Advogados, onde se dava conta do sucedido.
Procurei o desenvolvimento da notícia noutros sites de carácter informativo. Nada. O que por lá se encontra é pouco mais do que os relatos de Felgueiras, das greves na Justiça, das reclamações dos militares e das jornadas europeias de futebol. Ao fim de trinta anos de regime democrático, o velho Portugal dos três «f» continua inexoravel e orgulhosamente igual a si mesmo.
Não me pronunciarei sobre a importância do Doutor João de Matos Antunes Varela na História do Direito Português e,porque não, na História de Portugal. Não se sinto habilitado a fazê-lo e julgo que outros o farão melhor, em tempo e de modo mais oportuno.
O facto da sua morte estar, pelo menos até agora, a passar ao lado dos operadores noticiosos diz bem do estado geral do país. Como, também, tem para mim significado especial ter tido conhecimento da notícia através de um blog, por feliz acaso aquele em que escrevo. Facto que, salvo melhor opinião, devia constituir um índice de apreciação da tão questionada credibilidade do Blasfémias e, já agora, da «credibilidade» alheia, nomeadamente de quem tem, pode e devia informar melhor do que nós e o não fez.