25.10.05

MAU TEMPO NA CASA BRANCA


Tudo indica que as actuais audições ao principal Conselheiro da Casa Branca, Karl Rove (corrigido), irão resultar num indictment em breve (que me desculpem os puristas mas não encontro tradução plena para a expressão).
A ausência de Rove de algumas recentes decisões da Administração Bush já se está a fazer sentir e, hoje mesmo, um comentador político da insuspeita FOX25 referia que o presidente anda em permanente estado de fúria, gritando com tudo e com todos, provavelmente (digo eu) aflito por ninguém lhe dizer exactamente o que fazer.
Mas as preocupações desta Administração podem estar apenas no início. Há já algum tempo que se fala que todo o processo contra Rove acerca da eventual "fuga de informação" quanto à identidade de um agente da CIA, tem, na verdade, em vista o Vice-Presidente Dick Cheney.
A edição on-line do NYT refere que o seu Chief of Staff (Chefe de Gabinete parece-me pouco), I. Lewis Libby Jr. (foto da direita), teria tido conhecimento da identidade da pessoa em questão muito antes desta vir a ser conhecida publicamente e todos apontam para Cheney.

Bem sei que num país onde onde não há segredos e a maioria dos políticos fizeram carreira graças à patente promiscuidade com os jornalistas e à sua consequente elevação à categoria de "fontes" ansiosos por verterem tudo o que sabem e o que imaginam, como é Portugal, uma história destas não parece fazer muito sentido - mas aqui, nos EUA, esta investigação caminha para ser o caso politicamente mais perigoso que a presidência de Bush teve de enfrentar. Se depois de Rove se confirmar um eventual indictment a Cheney, poderemos estar perante um golpe muito difícil de remediar para os republicanos.