26.10.05

Safety nets

1. Uma safety net estatal é financiada por dinheiro obtido por coacção, o que não pode deixar de ter consequências. Existe uma separação entre aquele que produz a riqueza e aquele que a distribui. A riqueza é produzida por trabalhadores e empresários e é distribuída por burocratas. Ora, os burocratas não estão tão preocupado com a boa aplicação do dinheiro. Estão mais preocupado em justificar mais dinheiro porque num sistema público quanto maior o orçamento maior o poder.

2. A intervenção social do estado nunca se limita à constituição de uma safety net porque, por um lado, a luta eleitoral leva a que a safety net seja cada vez mais alargada a novas clientelas políticas, e por outro, a luta de poder entre instituições públicas estimula os gastos.

3. Na safety net da sociedade civil, as contribuíções são voluntárias, pelo que só o dinheiro verdadeiramente necessário é que é gasto por quem conhece os problemas beneficiando quem efectivamente tem as necessidades.

4. A safety net estatal destrói os laços de solidariredade entre indivíduos porque, como os fundos privados são continuamente apropriados pelo estado, as pessoas deixam de poder contar umas com as outras. A safety net da sociedade civil tende a reforçar esses laços porque as pessoas se ajudam umas às outras criando dívidas de gratidão entre si.

5. O estado social estimula o individualismo no seu sentido pejorativo porque as pessoas não precisam de se relacionar umas com as outras. Só precisam de se relacionar com o estado.