24.11.05

Intolerável!

O Senado americano aprovou uma disposição que, relativamente aos detidos em Guantanamo, os retira da aplicação de toda e qualquer lei ou jurisdição federal. Os tribunais federais apenas poderão analisar se as regras estabelecidas pelas comissões militares administrativas foram correctamente aplicadas, quanto á classificação de tais detidos como combatentes estrangeiros. Tais comissões são nomeadas pelo executivo, o qual estabelece as regras, prazos, os crimes, as penas, nomeia os acusadores, os defensores e os juizes.
Como bem disse um senador, tal medida implica retirar os fundamentos básicos de protecção contra a tirania. No que diz respeito a Guantanamo, toda a situação é uma grave derrota para as liberdades, um momento negro na história e uma situação absolutamente intolerável.

Já num registo diferente, e numa decisão contra a vontade do executivo, o Senado aprovou limites e estabeleceu padrões técnicos para os interrogatórios levados a cabo pelas forças militares deslocados em território estrangeiro (tentando evitar abusos como no Iraque ou em Guantanamo).
Os senadores querem também saber se a CIA dispõe de algum tipo de sistema prisional paralelo, o qual teria tido a conivência de alguns governos da Europa.
Do que tem sido alegado, é absolutamente necessário esclarecer se porventura alguns governos, incluindo o nosso, foram coniventes e em que medida.

Para sacanagem, já bastam os outros.