26.3.06

O Centro do Universo

Antes do Acidental, a blogosfera era vermelha:

«Na minha introdução ao livro d' O Acidental - desculpem a insistência, eu sei que estou a exagerar, Rodrigo, mas alguém tem de vender o nosso peixe - escrevo a dada altura que, quando o blogue apareceu, existiam apenas algumas honrosas excepções ao predomínio da esquerda e da extrema-esquerda na blogosfera - o que, se bem me lembro, é a mais pura das verdades.»

Ninguém tem dúvidas. Todos sabemos que Abrubto, Aviz, A Coluna Infame, Blasfémias, Jaquinzinhos, Mata-Mouros, Liberdade-de-Expressão ou Semiramis, apesar de muito esforçados, nunca conseguiram atingir nem metade do nível de influência do Acidental. E eram completamente esmagados pelos famosos blogues de esquerda. Lembro-me de 20: O Barnabé, o Blogue de Esquerda, o Causa Nossa, Barnabé, o Barnabé, o Causa Nossa, o Barnabé, o Blogue de Esquerda, o Causa Nossa, o Barnabé, o Barnabé, o Causa Nossa, o Barnabé, o Blogue de Esquerda, o Causa Nossa, o Barnabé,o Blogue de Esquerda, o Barnabé, o Causa Nossa, o Barnabé e o não menos influente Barnabé. Ah, e já me esquecia, o Barnabé.

E não havia cá mais ninguém. Quem é que se lembra do Homem a Dias, Catalaxia, o Cidadão Livre, Mar Salgado, A Causa foi Modificada, Esmaltes e Jóias, De Direita, Contra a Corrente, o Intermitente, Fumaças, Dicionário do Diabo, Valete Frates, Picuinhices, Impertinências, Tempestade Cerebral, Tradução Simultânea, O Observador, Causa Liberal, O Comprometido Espectador, Tomar Partido, Nortadas, No Quinto dos Impérios, O Complot, Flor de Obsessão, Desesperada Esperança, Voz do Deserto, Sócio-Gerente ou do Vilacondense. Até eu me esqueci deles todos, por isso sequer os posso citar.

E se isto era um deserto antes do Acidental, já é possível prever o que virá depois. O fim da blogosfera:

«Agora que O Acidental já quase tem dois anos e está a ficar velhinho, começo a sentir que isto já deu o que tinha a dar. E quando digo isto, digo esta blogosfera, tal como é, cheia de opiniões sobre as opiniões alheias. Parece-me que está para nascer um upgrade qualquer, talvez chegue com o filho do Rodrigo, quem sabe.»
Pronto. Lá vamos todos fechar as tascas. A blogosfera, toda ela, não passa dum acidente.