25.3.06

Olá...Mr. Chance!


Sempre achei curiosas as circunstâncias que, sobretudo no meio político, produzem fenómenos do tipo Mr. Chance. Por vezes, tais estórias e os acasos que as geram, são mesmo divertidas...

Claro que, em grande medida, são os métodos jornalísticos que, indirectamente, nos dias mediatizados que correm, fazem nascer como cogumelos tais fenómenos.

Há que encontrar notícias; notícias apelativas, fracturantes e - bem se vê! - não pode haver notícia sem um personagem, sem alguém que a protagonize, sem um rosto que nos desperte a curiosidade.

###Tal rosto, de preferência, deverá ter condições para ser um "herói". Se tal não for, de todo em todo, possível, pelo menos deverá ser alguém que seja diferente, original, sugerindo-nos, a nós, comuns mortais, estarmos perante subidas e raras características, virtudes exemplares....

Eventuais disparates, proferidos sem pensar, pelo potencial "Mr. Chance" serão sempre retratados como actos de coragem, "politicamente incorrectos". Enfim, o carácter menos lúcido (para não dizer mesmo, mais obtuso!) de certas tiradas, actos ou comportamentos do potencial futuro ícon político-jornalístico serão sempre qualificados, por alguém que o conhece, presta declarações à imprensa e delicadamente se inibe de chamar o "nome aos bois", como algo de muito característico, pessoal, típico de quem (para não dizer que lhe falta a razão!) tem o coracção perto da boca, um impulsivo, um - apesar de tudo - político incómodo, mas franco e sentimental!

Pessoalmente, conheço alguns destes casos, no nosso meio.

Hoje, lendo os jornais e detendo-me sobre as vicissitudes desse enorme viveiro de vaidades e de questiúnculas a-ideologicas e a-políticas em que reiteradamente (e com a ajuda da imprensa) se transforma o CDS-PP, parece-me vislumbrar o aparecimento de um novo "Mr. Chance" .... ainda pequeno e relativamente ocasional; mas, veremos se, com o tempo, vinga ou desaparece (no esquecimento) da ribalta jornalística.