24.3.06

É preciso topete

Portugal tem uma relação difícil com os emigrantes. Eles cometeram o pecado de fugir à sina neo-realista. Não acreditaram na luta de classes. Acreditaram simplesmente que podiam mudar de classe e por isso emigraram. Boa parte da pátria nunca lhes perdoou e vinga-se satirizando-os e votando-os ao mais puro abandono.

Se são mortos na África do Sul tal deve-se ao facto de serem racistas. Se não partilham da revolta dos banlieu é porque nunca tiveram "consciência política"... Agora vários estão a ser expulsos do Canadá sem lhes ser dado um tempo razoável.

O Governo português mantém um extraodinário silêncio sobre a matéria. E do nosso MNE vem uma informação peculiar. Segundo a TSF "O ministro dos Negócios Estrangeiros garantiu também ter dado instruções no sentido de ter um encontro com o homólogo canadiano na reunião industrial da NATO, que se vai realizar em Sofia, a 27 e 28 de Abril próximo."

O que é tocante nesta notícia é o detalhe das instruções que o MNE deu.
Podem os portugueses ficar absolutamente descansados. O senhor ministro já deu instruções para reunir num intervalo doutra reunião com o seu homólogo. Lindo!

Se estes porugueses em vez de terem emigrado tivessem ido simplesmente fumar uns charros mandaríamos pelo menos um ex-MNE falar com eles?