24.3.06

RUT 20 Anos

Foi há 20 anos. Depois de almoço, no antigo cubículo da Secção Sonora da Associação de Estudantes do Técnico, iniciavam-se as emissões da RUT, Rádio Universidade Tejo, Rádio Pirata.

2 ou 3 horas horas depois, entrei na cabina com o Jorge Paulino para dar início à primeira emissão do «Com os Pés Prá Cova». Entrava o indicativo, uma adulteração cantada e gritada da versão de Soul Finger dos Dexys Midnigth Runners. Logo a seguir, anunciava-se: «Estimado ouvinte, a partir deste momento está com os pés prá cova». ###

Com a equipa da RTP enfiada no quiosque, que filmou alguns minutos para a emissão da noite do telejornal, sobre um instrumental de Henri Mancini, o Jorge leu o Editorial, um texto sem qualquer significado mas recheado de grandes palavras, uma boa premonição da discurso postmoderno que encheu os anos seguintes.

Celebram-se hoje os 20 anos da RUT e acabo de saber pelo DN que há um jantar esta noite, no local do crime. E há um blogue, do Rui Pires, que tenta reunir os RUTianos. É aqui: http://rut20anos.blogspot.com

Segue-se uma foto pré-histórica, que encontrei no «Rut 20 anos». O Rui Pires é o que está sentado. Também estou por lá. Alvíssaras para quem me identificar.