22.4.06

No Inimigo Público

«Comitivas da imprensa reduzidas a Nicolau Santos

A contenção de despesas nas deslocações de membros do Governo teve repercussões graves na imprensa. Os jornalistas que até agora não conseguiram ir com o primeiro-ministro matar pacaças para o Quénia e rebentar joelhos para a Suíça já não devem ter sorte nenhuma: as comitivas de imprensa foram drásticamente reduzidas e, da próxima vez, só vai Nicolau Santos.
Uma escolha que não está de modo algum relacionada com o facto de o director-adjunto do «Expresso» ter criticado o suplemento «Público» do INIMIGO PÚBLICO por suscitar a questão dos direitos humanos durante a viagem de José Sócrates a Angola, pondo «em causa o interesse nacional». Uma aleivosia porque é sabido que nada prejudica mais a imagem de Portugal no estrangeiro do que Nicolau Santos usar gravatas-borboleta quando vai a África.
Com a expulsão dos jornalistas dos aviões fretados pelo Estado, José Sócrates pode finalmente fazer a sua viagem de sonho pelos países da lista negra da Amnistia Internacional e, na chalaça, até sugeriu uma manchete a Nicolau Santos: «Sócrates encanta chechenos com jogging matinal na marginal de Grozny». MB