25.4.06

Plano de erradicação de barracas - Parte II

Num discurso a tresandar a socialismo, Cavaco recusou abordar a reforma do sistema político, talvez com receio de melindrar ainda mais os nossos "representantes", tão zurzidos eles têm sido à conta das "gazetas" e da votação electrónica.

Foi pena. Teria sido uma questão bem mais estruturante do que a abstracção por ele escolhida, a sempre bem sonante "justiça social", que ninguém sabe o que é, mas cuja bondade ninguém ousa pôr em causa. Trata-se de um conceito muito caro a todos os políticos e que tem justificado muita reciclagem de dinheiros públicos com inevitável transformação em lucros privados. Todas as "preocupações sociais", recorrentemente expressas pelos responsáveis políticos têm redundado, de forma sistemática, em maior peso das chamadas "estruturas sociais" do Estado e no reforço das corporações que delas sempre beneficiam em lugar dos verdadeiros carenciados.

Cavaco lamenta a existência de um país dual que ele, mais do que ninguém, ajudou a criar com o assistencialismo dos fundos europeus para o interior e com a sua política concentracionária dos investimentos e da actividade económica na capital. Cavaco queixa-se da maior desigualdade na distribuição de rendimentos da UE, mas foram as suas políticas centralistas que potenciaram as disparidades regionais que subsistem e não param de crescer.

No fundo, Cavaco mais não fez do que propor a continuação do assistencialismo, um dos principais factores de exclusão, numa 2ª versão do seu Plano de Erradicação de Barracas apresentado em 1993 e que serviu, fundamentalmente, de contraponto mediático a todo o espalhafato que Soares vinha fazendo com as presidências abertas. Esta nova versão terá, ao que parece, o nome pomposo de Plano de Acção Nacional para a Inclusão, mas os pressupostos de implementação mantêm-se. Então como agora, também se fez um fugidio apelo à sociedade civil, mas relevaram sobretudo as instituições do Estado, central e local, bem como as respectivas "sucursais" privadas, as instituições ditas particulares de solidariedade social.

Depois do plano tecnológico, Sócrates não desdenhará dar um sinal da excelência da co-habitação e irá por certo aproveitar o PANI para a projecção, com toda a pompa e mediatismo, de mais um desígnio nacional, materializado nuns quantos slides em Power-Point.

O colectivismo está bem e recomenda-se. Os excluídos terão porventura mais esmolas, mas continuarão a viver em zonas sem actividade económica, portanto sem trabalho nem dignidade. Excluídos continuarão.

P.S.: Afinal não é PANI, mas sim PNAI, criado por Guterres e em reformulação por Sócrates. Agradeço o esclarecimento do nosso leitor WR, que só vem confirmar o sentido da posta: ao fim de todos estes anos, os excluídos continuam a "pnar"...