23.5.06

Operação Desnorte

ASAE fecha 14 restaurantes e instaura 82 contra-ordenações

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encerrou hoje 14 restaurantes nas regiões Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo, na sua maioria de cozinha portuguesa, mas também de cozinha chinesa e italiana.
[...]
Nesta operação, designada «Poente», verificou-se uma taxa de incumprimento de 77 por cento (71 por cento no Norte, 68 por cento no Centro e 90 por cento em Lisboa e Vale do Tejo).


Comentários:

1. Esta operação tem o nome oposto ao da tristemente célebre "Operação Oriente";
###
2. Foram fiscalizados restaurantes de várias nacionalidades, incluindo restaurantes chineses, o que prova que a inspecção selectiva a restaurantes chineses não tinha razões técnicas.

3. O nome da operação e a menção à nacionalidade dos restaurantes sugere que a ASAE está de alguma forma a tentar desfazer os danos causados pela Operação Oriente. Infelizmente, insiste-se na referência à nacionalidade dos restaurantes.

4. A taxa de incumprimento encontrada (77%) não é muito menor que a taxa de incumprimento da Operação Oriente (89%). Curiosamente, a taxa de incumprimento da Operação Oriente foi na altura comparada com uma taxa média de 41%.