29.5.06

Os Verdadeiros Especialistas de Cidades

As Torres de Sisa, em Alcântara foram desenhadas pelo mais afamado arquitecto português vivo, dissecadas por arquitectos autárquicos e aprovadas na câmara. Depois, vêm os autênticos especialistas de cidades. Cineastas, escritores, historiadores, arqueólogos, estudantes e bloguéres, trocam as torres de Sisa por conjuntos de caixotes com de alta densidade de implantação que vão estragar Alcântara de cima a baixo.###

Os projectos de ampliação do parque de estacionamento do Largo Camões para o Barão de Quintela e de requalificação da praça são da autoria de Gonçalo Byrne, arquitecto de competência reconhecida, aprovados na autarquia por unanimidade depois de ter passado pelo crivo dos arquitectos da CML. É então que, mais uma vez, chegam os verdadeiros especialistas de cidade: Cineastas, escritores, historiadores, arqueólogos, estudantes e bloguéres e trocam a requalificação da praça e o fim do estacionamento anárquico pela manutenção do que temos hoje: carros por tudo o que é canto, em cima dos passeios, nas passadeiras, em segunda fila, em terceira fila, esperas intermináveis para acesso ao actual parque que não tem capacidade para a procura e um quartel dos bombeiros a cair de podre.

Para quando legislar de acordo com a realidade e deixar a profissão de projectar Lisboa para quem percebe verdadeiramente do assunto? Todos os projectos para a capital devem ser aprovados por Mega Ferreira, Fonseca e Costa, o Forum Cidadania, Miguel Portas, a senhora que ameaçou que se demitia, 16 sociólogos, 23 historiadores, 7 licenciados em Francês-Português, 8 jornalistas, 5 arquéologos, 2 antropólogos, mais 14 militantes do Bloco de Esquerda e, de vez em quando, Maria José Nogueira Pinto.

Que mania a nossa, de deixar que arquitectos projectem cidades...