27.5.06

República das Bananas

O Sr.Guy Drut foi condenado a 15 meses de prisão efectiva.
O Presidente Chirac indultou esta semana o Sr.Guy Drut.
###
O Sr. Guy Drut foi campeão olímpico em 1976 na prova dos 110 metros barreiras.
O Sr. Guy Drut é membro do Comité Olímpico Internacional.
O Sr. Guy Drut recebeu, entre 1990 e 1993, centenas de milhares de francos num emprego fictício numa empresa pública de construção civil (alegou que realizava «tele-trabalho» enquanto exercia igualmente o cargo de deputado e presidente da Câmara, cargos que ainda exerce actualmente), no âmbito de um esquema de financiamento ilicito de partidos políticos.
O Sr. Guy Drut foi ministro de desporto entre 1995 e 1997.
O Sr. Guy Drut foi o responsável pela fracassada candidatura de Paris à organização dos Jogos Olímpicos de 2012 e encontra-se suspenso ds suas funções no COI.
O Sr. Guy Drut, informado do perdão presidencial manifestou-se «agradavelmente surpreendido».

O Presidente Chirac justifica o perdão presidencial por entender que é «absolutamente essencial garantir a influência francesa» no seio do COI.
O Presidente Chirac entende que o indulto é perfeitamente justificado, pois que este pode ser aplicado em casos de pessoas que se tenham destacado nos «domínios humanitário, desportivo, científico ou económico».
O Sr. Jaques Chirac, presidente da Câmara de Paris na altura dos factos que levaram à condenação do Sr. Guy Drut, está, alegadamente, envolvido em esquemas de criação de empregos fictícios, financiamento ilegal e adulteração de resultados eleitorais.
O Sr. Jaques Chirac enquanto Presidente da República goza de imunidade, havendo quem defenda que poderá ser «obrigado» a concorrer a um terceiro mandato de modo a nunca ser acusado (tem actualmente 74 anos).
(fonte)