29.9.06

Robert Redeker

Diz quem sabe que as avestruzes não metem a cabeça na areia. Provavelmente as avestruzes não o fazem. Mas nós, os humanos, sim.

Hoje ao ler o Portugal Diário dei com este título «Maomé: professor francês obrigado a esconder-se». Na notícia dava-se conta do sucedido a Robert Redeker, «Um professor de filosofia do ensino secundário do sudoeste da França [que] está escondido sob protecção policial, há mais de uma semana, depois de receber ameaças de morte por um artigo contra o Islão que publicou no jornal Le Figaro».

Engana-se quem julgar que o caso Robert Redeker tem merecido grande destaque em França. Algumas breves alusões à retirada duma edição do Figaro no Egipto e na Tunísia e nada mais. A imprensa ignora olimpicamente o caso até que um jornal regional La Depeche du Midi entrevista Redeker:

«Le prof de philo menacé par des islamistes»

Hoje o Figaro dedica finalmente um editorial e um artigo ao assunto.
Leiam-se os comentários a esses textos e percebe-se como o medo nos transforma em caricaturas. Para que não restem dúvidas o ministro da Educação manifestou a sua solidariedade para com Robert Redeker mas aconselhou-lhe prudência. Ler o artigo de REdeker no site do Figaro também é impossível