22.11.06

e.r.o. 2

«O problema do mercado de trabalho português é acima de tudo uma questão de leis laborais. Há demasiada protecção ao emprego. Uma empresa tem enormes dificuldades em despedir alguém, e isso leva a que também pense melhor antes de contratar quem quer que seja.

Quando comparamos por exemplos os EUA com Portugal, verificamos que embora a taxa de desemprego tenha sido semelhantes, há uma diferença enorme na duração do desemprego de cada um dos desempregados. Nos EUA será possível ouvir um empregado dizer "I quit", indo à procura de melhor emprego... em Portugal tal situação é impensável, não porque não existam pessoas que tivessem vontade, mas sabem que chegando ao mercado de trabalho, arriscam-se a ficar vários meses desempregadas. Nos EUA, o risco de ficar muito tempo sem arranjar outro emprego, é menor.

Ou seja, não acredito que a aversão ao risco dos portugueses, seja maior que noutras sociedades, simplesmente o risco cá é maior. As leis que regem o mercado de trabalho é que deviam mudar radicalmente.

PS: parte da elevada duração do desemprego em Portugal também é explicada pelo incentivo ao desemprego (i.e. subsidio de desemprego), ou por barreiras à contratação (i.e. salário minimo - que afecta especialmente os jovens).»


Jorge A., em comentário ao «post» «esforço, risco e oportunidades»