28.11.06

O preço da transparência

A transparência é um bem comercial como outro qualquer, que se vende e que até tem cotação no mercado. O preço da transparência pode ser estimado pela comparação entre os preço praticados por empresas com métodos transparentes e os praticados por empresas pouco transparentes. O caso das oficinas é um bom exemplo. As oficinas oficiais, certificadas pela marca, com facturas detalhadas, que devolvem as peças substituidas e que têm controlo de qualidade externo são mais caras que as oficinas de habilidosos que não passam factura, não têm controlo de qualidade nem devolvem as peças alegadamente substituidas.

###

Mas o facto de estes dois tipos de oficinas existirem no mercado é positivo para o cliente. O cliente poderá escolher a que melhor lhe convém de acordo com as suas necessidades de transparência. Clientes que percebem de mecânica e que têm laços de confiança com donos de oficinas poderão poupar na aquisição de transparência. Clientes que não percebem nada de mecânica podem minimizar os riscos de serem enganados comprando transparência numa oficina oficial.

Qualquer tentativa do estado para impôr a transparência por decreto obrigará todas as oficinas a vender transparência, mesmo aos clientes que não precisam dela forçando uma subida generalizada dos preços cobrados.

O mesmo se passa no mercado de produtos financeiro. A oferta tem níveis diversificados de trnsparência. Por exemplo, o BPI tem neste momento uma campanha publicitária em que aposta na venda de transparência a quem não tem muita capacidade para distinguir os produtos bancários uns dos outros. Claro que esta aposta na transparência permitirá ao BPI vender os seus produtos a preços mais elevados do que o poderia fazer de outra forma porque para além de crédito está a vender transparência. Qualquer tentativa do estado para impôr transparência por decreto obrigará todos os clientes a comprar transparência, mesmo aqueles que percebendo como funciona o negócio bancário, ou tendo tempo para o estudar, não precisam de a comprar.