27.11.06

Transações comerciais atípicas II

Numa transação comercial nem sempre é óbvio o que está a ser comprado. Quando alguém compra um carro não compra apenas o objecto carro mas também outros bens que lhe estão associados: os extra promocionais como o auto-rádio ou os 1000 km de gasolina paga, status, tempo, informação sobre o estado do carro e informação sobre o negócio de venda de carros. Cada um destes componentes do preço do carro tem um preço de mercado que se soma ao preço do objecto carro. O cliente pode não pagar apenas em dinheiro. Pode pagar em informação cedendo dados para a base de dados do vendedor ou em fidelidade à marca ficando obrigado, por força das circunstâncias de mercado, a usar as oficinas da empresa.
Numa transação comercial nem sempre é óbvio o que está a ser comprado. Quando alguém compra um crédito bancário não compra apenas o dinheiro mas também outros bens intangíveis que lhe estão associados: status, transparência, tempo e informação sobre o negócio bancário. Cada um destes componentes do preço do crédito tem um preço de mercado que se soma ao preço do dinheiro propriamente dito. O cliente não paga apenas em dinheiro. Pode pagar em informação cedendo dados para a base de dados do banco ou em fidelidade à marca comprometendo-se a comprar cartões de crédito do banco ou a depositar regularmente o seu ordenado no banco.