22.11.06

Um blog/livro:.

«Diário da minha viagem para Filadélfia (1798-1799)», por Hipólito da Costa.
###
Ao realizar uma pesquisa para um trabalho, deparei-me na Biblioteca Pública Municipal do Porto com um livro intitulado: «Diário da minha viagem para Filadélfia (1798-1799)», publicado no Rio de Janeiro em 1955.
Estava autografado por Gago Coutinho e tinha a indicação manuscrita «Rio, 1956».

Folheando-o, de imediato me prendi no seu conteúdo, não apenas por ser de um autor que é dos primeiros e mais relevantes jornalistas portugueses/brasileiros (Hipólito da Costa), mas essencialmente por ser um dos primeiros testemunhos portugueses por parte de quem conheceu alguns dos personagens centrais do início da história dos Estados Unidos da América.

Entendi que seria interessante passar o seu conteúdo para a forma de blog, pois que a estrutura diarística é comum a este meio, e porque o formato blog permite introduzir-se, sem alterar o texto original, ligações explicativas para os personagens e lugares referenciados no texto original.
A reprodução do texto irá fazendo-se conforme o vagar e disponibilidade.
Respeitou-se integralmente o conteúdo, conforme a obra publicada pela Academia Brasileira e cuja versão em pdf/livro se encontra disponível online.


Nota
: um texto de contextualização da obra pode ser encontrado aqui.