29.5.07

Paternalismos

Escreve o Tiago Mendes sobre as justificações para o paternalismo liberal:

Primeiro, no facto de os indivíduos terem limitações de “racionalidade” e “auto-controlo”. Segundo, no facto de algumas escolhas serem influenciadas pelo contexto - a regra tomada como ‘default’, os ‘framing effects’ e o ponto de partida, entre outros -, sendo que isso faz com que qualquer opção que seja oferecida influencie de algum modo as escolhas, ainda livres, dos indivíduos.


Sejam quais forem as justificações, o problema do paternalismo é sempre o mesmo. O paternalismo é uma abordagem aos problemas sociais que pressupõe que determinadas pessoas (habitualmente os seus proponentes que se autonomeiam para a função) não são afectadas pelos problemas que minam o resto da sociedade. Assim, os indivíduos têm limitações de “racionalidade” e “auto-controlo”, mas os paternalistas são especiais e não têm. Algumas escolhas são influenciadas pelo contexto, mas as decisões dos paternalistas são especiais e por isso são imunes ao contexto.

###

E poderiamos continuar por aí fora. Os mercados sofrem de assimetrias de informação, mas os paternalistas são especiais e por isso estão perfeitamente informados. As pessoas não sabem o que é melhor para si próprias, mas os paternalistas são especiais e por isso sabem o que é melhor para eles e para os outros ...