31.7.07

O exacto porquê da precipitada partida????

«Delegação de Havana abandonou sem aviso os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro
A delegação cubana que participava nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro abandonou sábado, apressadamente, este acontecimento desportivo por entre rumores de uma iminente deserção em massa, noticiou ontem a BBC on-line. Há dias, quatro desportistas da mesma selecção fugiram. Os atletas terão sido pressionados a seguir de imediato para o aeroporto da metrópole brasileira, segundo o correspondente da estação britânica, sem terem sequer tempo para receber as distinções que tinham ganho (medalhas de bronze), e um dia antes de encerrar o acontecimento. A festa desportiva pan-americana ocorre todos os quatro anos. Na tabela dos mais medalhados, Cuba vem logo a seguir aos Estados Unidos. O seu último triunfo, na modalidade de voleibol, foi sobre a Venezuela, que derrotou por 3-2. O exacto porquê da precipitada partida, diz a BBC, não era ainda ontem conhecido, mas ocorre depois da delegação cubana ter sofrido as deserções de um atleta da equipa de andebol, Rafael Capote, o treinador de ginástica artística, Lázaro Lamelas, e dos pugilistas Guillermo Rigondeaux e Erislandy Lara. Num artigo publicado no Granma, jornal oficial do Partido Comunista de Cuba, o ainda Presidente, Fidel Castro, hospitalizado há um ano, qualificou a decisão dos fugitivos de «golpe baixo». A pressa com que a delegação saiu ficou patente na dificuldade que teve em encontrar a sua bagagem, segundo a estação. Nos Jogos Pan-Americanos do Canadá, em 1999, treze atletas cubanos abandonaram a sua delegação. Aparentemente, as autoridades de Havana estavam dispostas a evitar desta vez algo parecido.

PÚBLICO

Esta notícia é uma delícia:
a) quatro atletas desaparecem para não regressar a Cuba e praticamente não se viu, leu ou ouviu uma notícia sobre o assunto
b) esta expressão «O exacto porquê da precipitada partida» é a coisa mais espantosa que se escreveu até hoje para não ter de reconhecer o óbvio: alguns atletas cubanos não queriam voltar para Cuba e o governo cubano obrigou-os.
c) «Aparentemente, as autoridades de Havana estavam dispostas a evitar desta vez algo parecido.» - e sem ser aparentemente o que estariam dispostas as autoridades cubanas a fazer para evitar «algo parecido»?