20.8.07

O Portal do Cidadão

Vale a pena ler o texto que no http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/ anunciava o acampamento ECOTOPIA em Aljezur. Tudo aquilo é um conjunto rançoso de chavões:

19.ª Edição do Ecotopia
A 19ª Edição do Ecotopia irá decorrer no sul de Portugal, em Aljezur. As Migrações são o tema principal deste ano, que terá especial relevância nos dias 10, 11 e 12 de Agosto, sendo os restantes dias abertos a outras temáticas.
O Ecotopia é um acampamento anual de activistas de toda a Europa e um encontro aberto a todas as pessoas interessadas em questões ambientais e de justiça social.
Durante duas semanas procura-se aplicar um modelo funcional de comunidade auto-sustentável que coloca em prática os princípios de um estilo de vida alternativo e mais amigo do ambiente: tomadas de decisão por consenso; reciclagem; refeições vegetarianas; uso de energias alternativas.


a) Modelo funcional de comunidade auto-sustentável? A sério? Só se se entender por auto-sustentabilidade fazer compras nas redondezas. E claro pagar as compras com as mesaditas dos pais, bolsas de estudo e outros sobsídios.
b) Um estilo de vida alternativo? Mas alternativo a quê e a quem? Só se for aos parvos ds contribuintes que sustentam prosas destas num denominado POrtal do Cidadão.
c) mais amigo do ambiente? Os senhores do Portal do Cidadão devem ter consumido qualquer coisa que os deixou num estado azamboado. Onde estão as instalações sanitárias dos campistas? Aconselho que se deite uma olhadela no site do Expresso às fotografias deste acampamento. Depois falamos sobre a amizade ao ambiente!!
d) «tomadas de decisão por consenso» - era mesmo o que nos faltava!!! Por alma de quem é que o Portal do Cidadão faz a apologia das decisões por consenso?? 48 anos de Estado Novo e um ano de PREC não nos chegaram para sermos governados por consenso? Eu não pago impostos para isto!!!
e) «refeições vegetarianas» - o que fazem as abóboras com tofu no meio disto??? Não é por nada mas vegetarianas ou não, pelas imagens, as refeições deixavam muito a desejar.
f) «uso de energias alternativas.» - quais??? Está o portal do cidadão a dizer-nos que nestas duas semanas os campistas puseram em prática formas de produção de energia alternativas ao consumo de petróleo? Quais?

Este tipo de palavreado está por todo o lado nas questões de Ambiente. Não quer dizer nada e tornou-se uma espécie de nova 'língua de madeira'